Investimento RE-C06-i01

Investimento RE-C06-i01

i01: Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional
(730 M€)

Os objetivos deste investimento incluem a instalação e modernização de Centros Tecnológicos Especializados em escolas secundárias públicas com cursos profissionais e escolas profissionais, bem como em estabelecimentos de ensino privados e cooperativos que oferecem ensino profissional.

Além disso, os objetivos incluem o alargamento e modernização da rede de centros de formação profissional do Serviço Público de Emprego (IEFP) e da rede de escolas do Turismo de Portugal, a fim de tornar a formação mais relevante para o mercado e alinhada com a transformação ambiental, digital, demográfica e industrial.

Este investimento consistirá no seguinte:

– instalação e modernização de 365 Centros Tecnológicos Especializados em escolas secundárias que disponibilizam cursos profissionais e em estabelecimentos de ensino profissional, dos quais 115 centros industriais, 30 centros de energias renováveis, 195 centros de informática e 25 centros digitais e multimédia. Os Centros Tecnológicos Especializados serão geridos por diretores da rede de escolas públicas ou por entidades privadas.

Este investimento envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes, bem como a aquisição de recursos tecnológicos educativos (equipamento), o alargamento e modernização da rede de centros de formação profissional do Serviço Público de Emprego (IEFP), geridos diretamente ou através de concessões, e da rede de escolas do Turismo de Portugal.

O plano para a modernização do equipamento da futura rede de centros de formação profissional do IEFP inclui a aquisição, nomeadamente, dos seguintes tipos de equipamentos:

i) energias renováveis;
ii) digitalização da indústria;
iii) aeronáutica;
iv) digitalização do comércio;
e v) simuladores “terrestres”. Espera-se que este subinvestimento permita melhorar 22 000 postos de formação.