Investimento RE-C06-i05-RAA

Investimento RE-C06-i05-RAA

i05: Qualificação de adultos e aprendizagem ao longo da vida – Açores (29 M€)

O objetivo deste investimento é resolver o grave problema dos baixos níveis de qualificação na Região Autónoma dos Açores, em comparação com Portugal no seu conjunto e com a União Europeia.

Os baixos níveis de qualificação constituem um importante estrangulamento para a emergência e diversificação de novas empresas e para o desenvolvimento sustentável, estando associados a baixos níveis de produtividade e salários e à falta de resiliência durante crises económicas. Investimentos para dar resposta a necessidades específicas de educação e formação da Região Autónoma dos Açores complementam as ações no âmbito do FSE+, refletidas no Programa Operacional pertinente em negociação para o quadro financeiro plurianual 2021-2027.

O investimento consistirá no seguinte:

– aumento do número de adultos matriculados no ensino pós-secundário e superior, e

– modernização de 16 escolas profissionais e um instituto de formação público com estruturas e equipamento em linha com o desenvolvimento tecnológico, a fim de renovar oficinas, laboratórios e salas de computadores, permitindo assim o alinhamento com a procura do mercado de trabalho e o aumento dos formandos.