Editorial #7 Notícias Recuperar Portugal

Editorial #7 Notícias Recuperar Portugal

Todos convocados para Recuperar Portugal

Há um movimento transformador em curso na sociedade portuguesa. As agendas mobilizadoras nas áreas da inovação e sustentabilidade, na agricultura, na formação profissional e na bioeconomia estão a mobilizar centenas de parceiros, associados nas cadeias de valor, com uma representação coesa e equilibrada em todo o país.

Empresas, universidades, centros de ciência e tecnologia, entidades públicas e municípios estão a contrariar a ideia, que por vezes ganha força na vox populi, quanto à nossa dificuldade de trabalhar em conjunto. Adicionalmente estas parceiras são catalisadoras da transferência de conhecimento enquanto elemento essencial da inovação que leva à obtenção de vantagens competitivas nas empresas.

Os resultados das candidaturas a manifestação de interesse demonstram que há vontade e dinâmica na criação de consórcios orientados para essa vontade de inovar. Em todas as componentes as candidaturas ultrapassaram em muito as melhores expetativas, incluindo nas dotações financeiras colocadas a concurso.

Cabe agora às entidades públicas responsáveis pela implementação dessas medidas (IAPMEI, IFAP, Fundo Ambiental e Direção Geral do Ensino Superior) a árdua tarefa de selecionar os melhores, aqueles projetos que têm o efeito de transformar o conhecimento em valor económico e social, e que apresentam metas objetivas ao nível do aumento da produtividade,  das exportações e emprego qualificado.

Por isso, também no espírito de uma missão que é sobretudo um projeto coletivo, damos a palavra aos nossos parceiros na execução do Programa de Recuperação e Resiliência. Todos estamos convocados nesta “seleção nacional” para Recuperar Portugal.

Fernando Alfaiate

Presidente

Estrutura de Missão Recuperar Portugal