Agendas = Inovação + Cooperação

Agendas = Inovação + Cooperação

As Agendas Mobilizadoras são um Programa ímpar em Portugal, já pensado, mas só agora executado. O objetivo é desenvolver empresas em articulação com os centros de conhecimento e estimular a cooperação entre empresas. Mas não será apenas este o objetivo, pois com tal índice de integração não podemos esperar menos do que um assinalável desenvolvimento, não só destes parceiros, mas também dos setores, das regiões, do País e, porque não, um contributo a nível internacional.

Só com uma estratégia assente, sempre, em inovação e muito trabalho colaborativo conseguiremos os objetivos e uma contribuição decisiva nas transições digital e climática.

Na primeira fase do Concurso das Agendas Mobilizadoras candidataram-se 144 agendas com um investimento total de 14 mil milhões de euros, sendo selecionados para a fase final 64 com um investimento próximo de 10 mil milhões de euros, sendo mais de 85% deste investimento a cargo das empresas.

Temos assim 64 agendas para formalizar a candidatura final, após obterem uma classificação  de Muito Bom por parte do júri , comprovando assim a sua qualidade. Apenas os melhores dos melhores poderão ser selecionados, mas certamente não faltarão a curto prazo outros financiamentos para agendas que, para além da qualidade que apresentam, tenham a capacidade de continuar com os seus objetivos vivos e até melhorados.

Os projetos das agendas mobilizadoras são inovadores e estruturantes, com um terço a apostar claramente na transição climática por todo o território do continente e regiões autónomas dos Açores e Madeira. Destacamos em termos setoriais a energia e as tecnologias de produção, mas igualmente as tecnologias de informação e comunicação para alavancar a transição digital.  E ainda outros setores com presença relevante tais como o automóvel, transportes, água e ambiente e agro-alimentar.

A qualidade dos proponentes é elevada, o grau de exigência dos projetos também. Para superar os desafios é necessário contar centros  de conhecimento empresários e trabalhadores capacitados e especializados.

O PRR é uma oportunidade única.

Vamos ao trabalho.

 

Ricardo Banha

Coordenador da Transição Digital