Resultados comprovados

Resultados comprovados

A Comissão Europeia aprovou hoje a avaliação preliminar positiva do pedido de pagamento de 1,16 milhões de euros para o PRR. Com o recebimento deste novo reembolso, Portugal recebe 20% da dotação do PRR (total acumulado de 3.321 milhões de euros), considerando o adiantamento recebido em agosto de 2021.

 

Avaliação positiva ao 1º pedido de desembolso por parte da Comissão Europeia (CE) é motivo de satisfação para a equipa da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, caminhando progressivamente e de acordo com o planeado na concretização da implementação do seu Plano de Recuperação e Resiliência.

Os momentos iniciais têm sempre uma carga simbólica, porque indicam um rumo, um caminho e este é seguramente o da recuperação e da preparação do país para os desafios da dupla transição verde e digital. Mais fortes, mais resilientes.

No comunicado da CE são destacados os 38 marcos e metas alcançados por Portugal e que fundamentam a avaliação preliminar positiva para desembolso de 1,16 mil milhões de euros. Mas não basta cumprir. O financiamento através do Fundos NextGeneration exige que se evidenciem os resultados.

Esta mudança de paradigma na gestão dos fundos centraliza-se nos resultados e a esse nível, exige maior rigor e controlo, tanto no planeamento dos projetos como na sua execução.

A Recuperar Portugal assumiu esse grau de exigência, sempre focada nos resultados, como é evidente nos textos da equipa que num primeiro momento responde com detalhe e precisão perante a CE.

Este 1º pedido de desembolso é para todos uma referência. É o início dos 10 pedidos de desembolso que até 2026 a Recuperar Portugal deve concretizar com rigor e sucesso, para que Portugal obtenha o financiamento de 16,644 mil milhões de euros previstos no PRR.

Fernando Alfaiate

Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal