A aposta nas competências do futuro: “Impulso Adultos” e “Impulso Jovens STEAM”

 

 

 

 

Num mundo cada vez mais concorrencial, as competências são um elemento soberbamente relevante para o desenvolvimento e estímulo da competitividade das economias. 

Numa sociedade em que valores como a coesão, o bem-estar e a competitividade dependem dos níveis de qualificação e competências da população, com especial ênfase, como foi constatado nos últimos dois anos, em contexto de crise e, por inerência, de necessidade de adaptação a novas realidades e formatos, é fundamental o enfoque neste tema.

A Componente 6 do PRR pretende aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, para combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego (em situações de crise económica como a provocada pela pandemia), sobretudo dos jovens e dos adultos com baixas qualificações, bem como uma participação equilibrada entre mulheres e homens no mercado de trabalho.

Os investimentos “Impulso Adultos” e “Impulso Jovens STEAM”, com dotações de 130 milhões de euros e 122 milhões de euros, respetivamente, propõem uma aposta na formação e na qualificação diversificada. O primeiro tem o objetivo valorizar os recursos humanos, garantindo a reconversão e atualização de competências através do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis, de qualidade e capazes de dar resposta à transformação dos mercados de trabalho. O assumir desta aliança entre os sistemas de ciência e ensino superior, em consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados, incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais constitui, seguramente, um ganho muito significativo para a competitividade do País. O segundo, “Impulso Jovens STEAM”, pretende promover e apoiar iniciativas a desenvolver e implementar por parte das instituições de ensino superior, incluindo universidades e politécnicos, em consórcio com empregadores, orientadas para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/ humanidades e matemática (STEAM: Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

A adesão por parte do sistema de ensino a estas propostas do PRR foi grande e são já 33 candidaturas aprovadas que vão permitir uma nova dinâmica de formação em praticamente todo o território nacional.