TD-r34: Serviços Públicos digitais, simples, inclusivos e seguros para os cidadãos e para as empresas

TD-r34: Serviços Públicos digitais, simples, inclusivos e seguros para os cidadãos e para as empresas

TD-r34: Serviços Públicos digitais, simples, inclusivos e seguros para os cidadãos e para as empresas

Esta reforma pretende estreitar a relação entre o cidadão e o Estado, incluindo no que se refere aos serviços consulares, melhorando a experiência digital, numa lógica omnicanal e uniforme, eliminando discrepâncias na usabilidade e acessibilidade, que se alavanquem no digital, mas garantindo a inclusão de todas as pessoas, simplificando a relação do Estado com empresas e cidadãos nas mais variadas áreas de intervenção do Estado, reduzindo por essa via os custos de contexto.

A reforma preconizada baseia-se em quatro pilares, considerados necessários para potenciar o alcance e impacto dos investimentos a ela associados. Os quatro pilares em questão são:
a) Promover uma governação coordenada da transformação digital da Administração Pública, explorando o potencial da tecnologia em alinhamento com as necessidades dos serviços e visando sempre servir melhor os cidadãos e empresas;
b) Promover de forma coordenada a adoção de soluções “cloud” em toda a Administração Pública;
c) Promover uma gestão coordenada de dados da Administração Pública, com segurança e transparência para todas as partes interessadas, e valor para a sociedade em geral;
d) Robustecer o quadro nacional de cibersegurança e reformar o atual modelo de coordenação da cibersegurança e da segurança da informação.