Municípios algarvios ultrapassaram os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência na gestão eficiente da água, com intervenções em mais de 160 quilómetros de rede e uma poupança superior a 2,15 hm³, reforçando o impacto do investimento financiado pelo PRR na sustentabilidade hídrica da região.
Os municípios do Algarve ultrapassaram as metas definidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência para a redução de perdas de água no setor urbano, após executarem mais de 40 milhões de euros na reabilitação das redes públicas de abastecimento entre 2021 e 2026.
Sob gestão da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), enquanto beneficiário intermediário, foram intervencionados mais de 160 quilómetros de rede de abastecimento de água, superando a meta de 125 quilómetros prevista no investimento: Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve: SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano.
A operação permitiu igualmente alcançar uma poupança estimada superior a 2,15 hectómetros cúbicos (hm³) de água, ultrapassando o objetivo de 2 hm³ definido no PRR através da redução das perdas reais nos sistemas urbanos de abastecimento.
Além das intervenções físicas na rede, o investimento permitiu ainda concluir o estudo previsto para identificar as zonas com maior potencial de redução de perdas de água, cumprindo outro dos objetivos contratualizados.
Os resultados alcançados representam um contributo direto para a eficiência hídrica, para a utilização mais sustentável dos recursos naturais e para a redução da pressão sobre as origens de água, numa região particularmente vulnerável aos efeitos da escassez hídrica.
Com estes resultados, os municípios do Algarve ultrapassaram os principais indicadores contratualizados no âmbito da medida SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano, cumprindo e superando as metas definidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência para esta medida do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve. Um investimento no futuro e na sustentabilidade da região, através da modernização das infraestruturas hídricas e aa melhoria da eficiência dos sistemas urbanos de abastecimento.