Notícias

Destaques

Últimas notícias

Ordem dos Contabilistas e Recuperar Portugal juntam sinergias

A Recuperar Portugal e a Ordem dos Contabilistas Certificados vão assinar na próxima segunda-feira, dia 06 de dezembro o protocolo de cooperação com o objetivo de ter o apoio desta entidade nas ações administrativas de controlo interno e nas ações de acompanhamento junto dos beneficiários intermediários e beneficiários finais.

Territórios sustentáveis, competitivos e inclusivos

No âmbito das Agendas de Inovação para a Agricultura está ativo o concurso para apresentação de propostas destinadas a introduzir valor e inovação em produtos de origem florestal.

Diário das Beiras promove as oportunidades do PRR

A conferência do “DIÁRIO AS BEIRAS” reuniu uma centena de empresários e autarcas para ouvir a apresentação do presidente da Recuperar Portugal sobre as oportunidades do PRR para as empresas.

PRR: Agendas Mobilizadoras puxam pela economia

O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate e o vice-presidente Mário Tavares da Silva participaram nos dias 25 e 27 de novembro no curso intensivo organizado pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, subordinado ao tema “Os novos Fundos Comunitários – da “Bazuca” ao PRR”.

Aproximar o PRR da academia

O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate e o vice-presidente Mário Tavares da Silva participaram nos dias 25 e 27 de novembro no curso intensivo organizado pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, subordinado ao tema “Os novos Fundos Comunitários – da “Bazuca” ao PRR”.

Pacto de Integridade, boa gestão dos fundos públicos

A Transparência Internacional Portugal e a Direção-Geral do Património Cultural realizaram, no Mosteiro de Alcobaça, a conferência final do projeto Pacto de Integridade, que contou com a presença do vice-presidente da Recuperar Portugal, Mário Tavares da Silva, convidado na qualidade de membro do Observatório de Economia e Gestão da Fraude.

650 milhões para a transição digital nas empresas

O presidente da Estrutura de Missão, Fernando Alfaiate e o presidente do IAPMEI, Francisco Sá, assinaram os contratos de financiamento do PRR  no valor de 650 milhões, no âmbito da componente C16 – Empresas 4.0. 

FAE debate impacto do PRR e Fundos 2030

Debate estimulante no FAE – Fórum de Administradores e Gestores de Empresas sobre a aplicação dos fundos e o trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas para #Recuperar #Portugal.

O que aprendemos com a pandemia?

O que aprendemos  com a pandemia? A experiência e aprendizagem nestes períodos conturbados e excepcionais foram o mote para a VI Conferência  Internacional sobre Colaboração e Governação Integrada.Mário Tavares da Silva, vice-presidente da Task-Force Recuperar Portugal deu ênfase às políticas integradas a nível nacional e europeu e à dimensão colaborativa do PRR.

Universidades, Politécnicos e Empresas mobilizados

Foram aprovadas 33 das 35 candidaturas submetidas aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do processo de submissão de Manifestações de Interesse que decorreu até 10 de setembro de 2021.

Modernização e valorização da Cultura

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal contratou com o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) os dois investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência para a área da cultura, num valor total de 243 milhões de euros.

Convite para apresentação de projetos Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos

Está em curso o processo de candidaturas para o financiamento não reembolsável  do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (N.º 01/C02-i01/2021). O investimento previsto no PRR tem como principal objetivo aumentar a oferta de habitação social, incluindo a resposta a outras necessidades, como a falta de infraestruturas básicas e de equipamento, habitações insalubres e inseguras, relações contratuais precárias ou inexistentes, sobrelotação ou inadequação da habitação às necessidades especiais dos residentes.

Financiamento PRR ao Acesso à Habitação/ 1º Direito

Está em curso o processo de candidaturas para o financiamento não reembolsável  do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (N.º 01/C02-i01/2021). O investimento previsto no PRR tem como principal objetivo aumentar a oferta de habitação social, incluindo a resposta a outras necessidades, como a falta de infraestruturas básicas e de equipamento, habitações insalubres e inseguras, relações contratuais precárias ou inexistentes, sobrelotação ou inadequação da habitação às necessidades especiais dos residentes.

Resiliência e valor nas florestas

O Plano de Recuperação e Resiliência elegeu os territórios de floresta vulneráveis como uma componente estratégica para o desenvolvimento de áreas de baixa densidade atuando com investimentos em várias frentes. O financiamento de 270 milhões de euros do PRR dá mais força ao  Programa de Transformação da Paisagem (PTP), que configura uma estratégia para os territórios vulneráveis da floresta com elevada perigosidade de incêndio.

Financiamento do PRR potencia conhecimento do território

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, organismo de suporte à operação da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, assinaram o contrato de apoio financeiro no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vai permitir um conjunto de investimentos na área do cadastro da propriedade rústica, nomeadamente dotando o Estado de mecanismos que permitam alargar o conhecimento do território. O Balcão Único do Prédio (BUPi) constituir-se-á como ponto central e único de contacto com o cidadão e as empresas.

Justiça mais próxima

A Estrutura de Missão contratualizou com 12 entidades da área da Justiça um pacote de investimento de 267 milhões de euros destinados à modernização e digitalização dos serviços. Trata-se de induzir a reforma no funcionamento da justiça económica e redução dos custos de contexto tão prejudiciais à atividade económica e social.

Economia colaborativa nas agendas mobilizadoras

Terminou recentemente o prazo para apresentação das candidaturas ao Aviso nº 1/C05-i01/2021 referente ao concurso para as Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial.
Neste momento é possível referir que as 146 candidaturas recebidas correspondem a um investimento próximo dos 15 mil milhões de euros, sendo 32% das candidaturas referentes a Pactos de Inovação com um investimento a representar 67% do total apurado e 68% referentes a Projetos Mobilizadores de Agendas de Inovação, neste caso com um investimento a representar 33% daquele total.

Bioeconomia: uma aliança entre a ciência, a tecnologia, o Estado e as empresas

A bioeconomia sustentável é entendida, no Plano de Recuperação e Resiliência, como uma componente estratégica para “acelerar a produção de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil, promover a transição climática e o uso sustentável e eficiente de recursos.

PRR | Inovar na Agricultura

Num tempo em que impera a urgência de produzirmos e consumirmos de forma cada vez mais equilibrada e sustentável, contribuindo para uma gestão ativa do território, o Ministério da Agricultura está a implementar a Agenda de Inovação “Terra Futura”, aprovada através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020.Trata-se de um roteiro para a década, desenhado em diálogo com os stakeholders do setor e que ambiciona torná-lo mais sustentável, rentável e inclusivo, integrando sociedade, território, cadeia de valor e estado. Esta agenda mobilizadora e de inovação é também financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) integrando a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial.  No passado dia 9 de Setembro foi contratualizado entre o IFAP – beneficiário intermediário responsável pela execução – e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal um pacote financeiro de 93M€ tendo em vista apoiar a execução desta Agenda. O montante em causa divide-se em três grandes sub-investimentos, com data de conclusão prevista até ao final de 2025.

Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos: apostar na qualificação dos portugueses

A análise, ainda em curso, das candidaturas que responderam ao Aviso mobilizador das manifestações de interesse para os programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” revela uma forte adesão do Sistema do Ensino Superior.