SNS com mais respostas – Nova USF em Torres Novas


SNS com mais respostas – Nova USF em Torres Novas

A Câmara de Torres Novas assinou o auto de consignação da empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cardilium, num investimento de dois milhões de euros financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

“É uma USF que vai ficar muito bem localizada, muito perto do hospital de Torres Novas, e que vem reforçar a assistência médica no concelho, dispondo de condições modernas que permitem também melhorar a eficácia” do serviço, quer a utentes quer aos profissionais de saúde, declarou o presidente do Município de Santarém.

Este novo equipamento de saúde irá permitir o alargamento da equipa dos atuais cinco médicos de Medicina Geral e Familiar para oito, incrementando a capacidade de atendimento em cerca de 40%.A reforma dos Cuidados de Saúde Primários constitui um fator chave de modernização e um pilar de sustentação de todo o SNS. Assim, pretende-se reforçar a resposta dos Cuidados de Saúde Primários em todas as suas vertentes de intervenção, designadamente, na promoção da saúde, prevenção da doença, no diagnóstico precoce, no tratamento adequado e na reabilitação.

A Unidade de Saúde Familiar Cardilium integrará a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, que serve a população de 10 concelhos do distrito de Santarém (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha) e um do distrito de Castelo Branco (Vila de Rei).