Plano de Recuperação e Resiliência – Desafios e Oportunidades

Plano de Recuperação e Resiliência – Desafios e Oportunidades

180 empresas clientes do BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria) participaram ativamente no webinar organizado dia 07 de julho pela instituição bancária, com o objetivo de dar a conhecer as linhas mestras do Plano de Recuperação e Resiliência e paralelamente responder a dúvidas sobre a sua execução.

No painel de oradores o presidente da Estrutura de Missão do PRR, Fernando Alfaiate, foi a escolha prioritária para prestar esclarecimentos. Todavia, o CEO do BBVA Portugal, Luís Castro e Almeida e o partner da Deloitte, Sérgio Paulo Oliveira deram um contributo relevante para as questões, sobretudo no que respeita ao apoio financeiro e logístico às empresas no momento em que têm de realizar as respetivas candidaturas.

No debate com os empresários foi repetidamente sublinhado o facto de os financiamentos do PRR terem objetivos distintos de outros programas de financiamento europeu. “A diferença essencial é o caracter estruturante dos projetos. Temos de ter mais uma visão de cadeia de valor, para resolver problemas que não são só das empresas, mas do País. O impacto do PRR deve refletir-se em índices de crescimento económico e desenvolvimento, que coloquem Portugal num nível superior aos resultados alcançados antes da pandemia, como afirmou Fernando Alfaiate.

Sérgio Paulo Oliveira deu particular ênfase à necessidade de as empresas primeiro terem uma boa ideia e depois saber construía-la em consórcio, com mais escala, de forma a garantir as metas estruturais e os objetivos de resiliência, sustentabilidade e transição digital que estão na matriz do PRR.

O CEO do BBVA, Luís Castro e Almeida, fez uma síntese mais direta. “O PRR não é dinheiro para as empresas, só. Está tudo muito focado na questão financeira. Isto é um desafio à gestão. A capacidade de investir e de usar os fundos vai depender da gestão das empresas e dos projetos”, afirmou salientando que as empresas podem e devem ser competitivas, mas ganham em fazer parcerias numa lógica de internacionalização.

A comunicação e a partilha de informação de forma mais simples e acessível foi identificada como prioridade e nesse âmbito, elogiado o trabalho feito até agora no site www.recuperarportugal.gov.pt na página das candidaturas.

O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, apresentou novidades. A página das candidaturas está agora mais intuitiva e completa, com a possibilidade de as entidades fazerem uma busca dedicada por componentes, beneficiários ou por estado operacional.

Dentro de dias estará disponível uma nova funcionalidade: a subscrição de um sistema de alertas que avisa os interessados sempre que seja lançada uma nova candidatura.

Assista ao webinar AQUI.

Veja a Apresentação do Presidente da Estrutura de Missão do PRR AQUI.