Monitorização

A execução do PRR é medida através do cumprimento dos 341 marcos e metas acordados entre Portugal e a União Europeia. Uma vez atingidos e confirmados pela Comissão Europeia, permitem a Portugal receber os 10 pedidos de pagamento previstos no PRR.

O atingimento dos marcos e metas associados a investimentos depende da boa implementação dos investimentos realizados pelos Beneficiários Diretos e pelos Beneficiários Finais do PRR. A implementação financeira é monitorizada e partilhada com o público semanalmente através do Relatório de Monitorização do PRR. Nesta página pode consultar-se o último Relatório publicado e o arquivo histórico dos Relatórios de Monitorização do PRR.

Relatório de Monitorização Semanal do PRR

O Relatório de Monitorização do PRR é constituído por três partes.

Em primeiro lugar, é exibido um ponto de situação da implementação financeira de Beneficiários Diretos – as entidades públicas responsáveis por investimentos – e de Beneficiários Finais – as entidades privadas ou públicas selecionadas por Beneficiários Intermediários.

A segunda parte contabiliza os procedimentos de contratação pública lançados por Beneficiários Diretos para contratar bens e serviços a fornecedores, os Avisos de Abertura de Candidaturas para seleccionar os Beneficiários Finais, e os montantes aprovados e pagos a Beneficiários Finais e Diretos.

A terceira parte exibe os movimentos financeiros realizados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, incluindo os pagamentos a Beneficiários Diretos e Finais, bem como os montantes “em trânsito”, transferidos a Beneficiários Intermediários mas ainda não pagos a Beneficiários Finais.

A responsabilidade da elaboração do Relatório de Monitorização é da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, que depende do reporte de informação tempestiva dos Beneficiários Diretos e Intermediários. A informação mais detalhada dos projetos, beneficiários e fornecedores de contratação pública está disponível com atualização diária, através de interoperabilidade, no Portal Mais Transparência.