35 milhões de apoio à eficiência hídrica

35 milhões de apoio à eficiência hídrica

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL  vai receber 35 milhões de euros de financiamento PRR, para o período 2021-2025, destinados a reabilitar e otimizar as redes de abastecimento do território. O  contrato assinado entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a AMAL permite reduzir as perdas de água no setor urbano, em pelo menos 125km. Os principais beneficiários deste investimento serão as entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa, ou seja, municípios, empresas municipais e empresas concessionárias de exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água.

No dia seguinte à assinatura foi lançado o primeiro aviso de submissão de candidaturas no valor de 14 milhões de euros. Veja os detalhes da candidatura aqui.

O financiamento dos projetos será a fundo perdido, ou seja, uma subvenção a 100%, não reembolsável, através do fundo da Next Generation EU.  Com a verba  disponibilizada através do PRR, será possível renovar ou reabilitar as redes de abastecimento de água que tenham um elevado nível de perdas e cuja substituição permita ganhos de eficiência operacional. Por outro lado, são também elegíveis os projetos que tenham como objetivo assegurar a monitorização e controlo ativo de perdas de troços da rede de abastecimento, onde se estima que haja grandes desperdícios de água.

Segundo os últimos dados disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, quase 188 mil milhões de litros de água foram desperdiçados nas próprias redes de abastecimento, no ano de 2019.

Acompanhe as candidaturas no site da Recuperar Portugal. Subscreva os alertas e a newsletter aqui.