Metro de superfície, uma realidade mais próxima

Metro de superfície, uma realidade mais próxima

O Metropolitano de Lisboa e a Estrutura de Missão RECUPERAR PORTUGAL celebraram os contratos de financiamento para a realização dos investimentos para a linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara e o Metro Ligeiro de Superfície Odivelas/Loures, ambos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 2026 (PRR), com um prazo de conclusão até 31 de dezembro de 2025.

O contrato relativo ao investimento na  “Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara” fixa um financiamento de 304 milhões de euros. Já o contrato relativo ao  “Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures” tem um financiamento de 250 milhões de euros, valores que correspondem, em ambos os casos, ao custo total do investimento.

Há muito desejado pelas populações do eixo Odivelas/Loures, o investimento do PRR torna mais próximo dos cidadãos um projeto com um total de 18 estações e 12,1 km de extensão que servirá uma população de 174 mil habitantes. Fator relevante para alcançar as metas da mobilidade sustentável , o alargamento da rede de metro de Lisboa contribuirá para alterar hábitos da mobilidade, captar novos utilizadores para o transporte coletivo e pretende ainda criar polos de desenvolvimento urbano, assegurando uma maior coesão territorial na Área Metropolitana de Lisboa.

O prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara terá uma extensão de 4 quilómetros e 4 novas estações: AmoreirasCampo de OuriqueInfante Santo e Alcântara, efetuando-se nesta última  a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável que promoverá a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental). O Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures irá estender-se num corredor em “C”, que ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na Estação de Metropolitano em Odivelas.

Os investimentos realizados ao abrigo do PRR contribuem para melhorar a mobilidade urbana, na ótica do desenvolvimento sustentável e da descarbonização, com impactos positivos na transição climática.

Este é o caminho da #RecuperaçãoEmAção

Acompanhe as candidaturas no site da Recuperar Portugal. Subscreva os alertas e a newsletter aqui.