Mais 5 Centros Qualifica no País

Mais 5 Centros Qualifica no País

Está em curso o processo de candidatura das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional para criação de mais cinco Centros Qualifica para a Administração Pública.

No aviso dirigido às CCDR o investimento do PRR na Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro abre caminho ao reforço das respostas providenciadas pelos atuais Centros Qualifica, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos da Administração Central e Local.

A opção por sediar os Centros Qualifica AP nas CCDR visa, por um lado, a territorialização dos fundos do PRR e, por outro, o alargamento da oferta de respostas na área da certificação escolar e profissional adequadas às necessidades dos serviços públicos, desconcentrados ou autárquicos, em cada uma das regiões. Com isto, espera-se garantir que esta medida chega aos trabalhadores em funções públicas de todo o território, o que contribui também para a coesão territorial.

As CCDR têm a partir de hoje e até 25 de janeiro de 2022 para submeter as suas candidaturas, incluindo o cronograma das metas com que se comprometem e correspondentes estimativas de custos.

Estes 5 Centros Qualifica AP, em conjunto com o já criado Centro Qualifica AP para a Administração Local sediado na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), preveem a emissão de 17 mil certificados de conclusão da certificação escolar ou profissional até ao primeiro trimestre de 2026.

Saiba mais em candidaturas