Digitalizar, inovar e capitalizar

Digitalizar, inovar e capitalizar

Neste primeiro pedido de pagamento foram criadas as bases para iniciar um novo ciclo na digitalização da administração pública, publicado que foi o quadro jurídico enquadrador da transformação pretendida, bem como criando o instituto (INA) que vai dinamizar a capacitação de todos os colaboradores da Administração Pública, seja central ou local, condição essencial para levar a bom termo uma transformação estrutural e com impacto efetivo no nosso país.

São dignas de destaque as reformas igualmente concluídas ao nível da inovação, com atualização de linhas orientadoras para a inovação tecnológica e empresarial, regime jurídico para centros de tecnologia e inovação e agenda de inovação para a agricultura, já com avisos lançados.

Foi ainda finalizado o reforço da rede de laboratórios colaborativos (CoLAB) e escolhidos os Digital Innovation Hubs (DIH), entidades chave para transformar conhecimento em inovação e digitalização das empresas, melhorar a sua competitividade e o bem estar de todos nós.

Foram ainda definidas, e aprovadas pela Comissão Europeia, as linhas de força do ambicioso Programa de Capitalização Empresarial a nível nacional e acompanhado com uma igualmente forte aposta da Região Autónoma dos Açores.

Mas nem só de definição de políticas, reformas e programas foi feito este pedido de pagamento, foi mesmo contratada a aquisição de 600.000 computadores para alunos e professores que por estes dias já estão a chegar efetivamente às escolas, aos alunos e aos professores.

Os resultados evidenciados revelam muito esforço e competência na execução, e uma rigorosíssima avaliação. O sucesso na aprovação deste primeiro pedido de pagamento é um incentivo. Vamos continuar a Recuperar Portugal.

Ricardo Banha 

Coordenador da Transição Digital