Acelerar a inovação e competitividade

Acelerar a inovação e competitividade

Conjugar digitalização, inovação, competividade e emprego qualificado na mesma frase é um dos desafios reformistas do Plano de Recuperação e Resiliência.

A Componente 16 do PRR – Empresas 4.0, com uma dotação total de 650M€, representa um acelerador da Transição Digital em Portugal, tanto pelo volume financeiro concentrado no tempo como pela tipologia dos investimentos.

Apesar dos avanços feitos na última década, há ainda um défice de capacitação das empresas e dos trabalhadores no que respeita à utilização das novas tecnologias.

A transição digital é um fator crítico para o crescimento e desenvolvimento da economia e para a internacionalização de produtos com valor acrescentado.

O PRR olhou para o tecido empresarial português e criou as condições necessárias para atingir os objetivos. E fê-lo de forma conjugada.

A criação dos Bairros Comerciais Digitais, envolvendo pequenas e médias empresas, startup e autarquias é um bom exemplo da integração do digital em toda a cadeia de fornecimento e distribuição de produtos, com a inevitável alteração dos modelos de organização da produção. Em paralelo este projeto absorve uma parte dos benefícios dos investimentos na capacitação digital das empresas e trabalhadores, com uma dotação total de 100 M€ e uma previsão de alcance a 800.000 formandos.

O futuro faz-se também da criação de novos produtos e oportunidades e, nesse contexto, a rede de 30 Test Beds  e 10 Aceleradoras Digitais introduz essa componente de inovação, irreverência e procura de novas soluções, testando e simulando os impactos.

As Empresas 4.0 contam ainda com um investimento indireto através de projetos públicos de catalisação tecnológica, que visam reduzir a utilização de papel através da desmaterialização da faturação, criar um ambiente de negócios digital mais seguro e confiável, através de um conjunto de certificações e reduzir de modo geral os custos de contexto.

O IAPMEI assume o papel de gestor (beneficiário intermediário) da quase totalidade dos investimentos da Componente 16, marcando justamente presença nesta newsletter.

A Recuperar Portugal mantém a determinação de levar a informação a todas as empresas e entidades, motivo para apresentar mais um texto clarificador sobre a Portaria nº 135-A/2022, de 1 de abril, que aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos “Empresas 4.0”. Boa Leitura!

 

Fernando Alfaiate

Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal