Assinado contrato com consórcios para promoção da Bioeconomia Sustentável

Assinado contrato com consórcios para promoção da Bioeconomia Sustentável

No âmbito do financiamento previsto no PRR para apoiar a Bioeconomia Sustentável, no valor de 129,5 milhões de euros, foram assinados contratos entre o Fundo Ambiental e três consórcios para investimento em inovação e produção ecologicamente sustentável, que irão permitir alavancar um investimento total de 237,5 milhões de euros nos próximos quatro anos.

O valor do financiamento previsto no PRR distribui-se por três setores relevantes para a economia nacional: 71 milhões de euros para o têxtil e vestuário, 41 milhões para a fileira do calçado e 17,5 milhões direcionados ao setor da resina natural.

No sector do Têxtil e Vestuário, foi selecionado o consórcio BE@T, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, que tem a participação de 54 parceiros.

No setor do calçado, a escolha recaiu no consórcio BioShoes4all, liderado pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e os seus sucedâneos, que conta com o envolvimento de 68 parceiros.

No que concerne a valorização da Resina Natural, o consórcio RN21, liderado pela ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a gestão integrada da Floresta e do Fogo, que conta com 38 parceiros, foi o selecionado.

Refira-se que a Componente 12 – Bioeconomia Sustentável pretende desenvolver as iniciativas necessárias à alteração de paradigma para acelerar a produção de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos (em alternativa às matérias de base fóssil).

Uma transição para a Bioeconomia Sustentável torna possível apoiar a modernização e a consolidação da indústria por meio da criação de novas cadeias de valor e de processos industriais mais ecológicos, apresentando-se assim como uma oportunidade para toda a Europa.