Aberto concurso para digitalizar Cinemateca no âmbito do PRR

Aberto concurso para digitalizar Cinemateca no âmbito do PRR

A Cinemateca Portuguesa tem em curso, até ao final de julho, um concurso público internacional para escolher um ou mais laboratórios para executar a digitalização de cinema português, no âmbito do PRR.

O concurso público terá um preço base de 8,2 milhões de euros, para a “aquisição de matrizes e cópias digitais do cinema português, para efeitos de digitalização de 43.000 minutos de obras cinematográficas do cinema português originalmente produzidas em película, ou exibidas neste suporte”, conforme indicado em Diário da República.

O objetivo é digitalizar cerca de 1000 filmes portugueses, sobretudo longas-metragens, em película, embora no anúncio do concurso público a unidade de medida referida seja a digitalização de 43.0000 minutos de obras cinematográficas.

Em dezembro de 2021, numa sessão de apresentação dos investimentos previstos no PRR para a área da Cultura, o diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, dizia que o projeto de digitalização será uma oportunidade de divulgar o cinema português “como nunca chegou a ser até agora”.

“Há um potencial enorme deste património para ser conhecido e desejado pela população. O que se trata agora é de responder a essa possibilidade”.