306 fogos habitacionais a ser reabilitados na Amadora e 520 em Setúbal

306 fogos habitacionais a ser reabilitados na Amadora e 520 em Setúbal

A Câmara Municipal da Amadora assinou o primeiro contrato de financiamento, no âmbito do PRR, com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). O referido contrato, no valor de 6 milhões, prevê a reabilitação de 306 fogos na Urbanização Casal da Boba e insere-se na execução da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município.

Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, indicou que os concursos para grandes intervenções na urbanização do Casal da Boba já decorreram, pelo que já se encontram numa fase muito avançada.

No total, o município da Amadora irá aceder a um financiamento de 67 milhões de euros para “responder à carência habitacional” de 2.076 agregados e 6.295 pessoas até 2026.

“Fizemos durante muitos anos um percurso muito solitário para eliminar todo o conjunto de habitações indignas. Hoje é muito importante ter esta alavanca financeira e sentir que as políticas públicas de habitação ganharam importância no quadro governativo”, referiu a autarca.

Mais a Sul, a Câmara Municipal de Setúbal avançará com a reabilitação de 520 fogos, no âmbito do financiamento PRR, naquele que é um primeiro passo para a requalificação de habitações degradadas no município.

O Presidente da Câmara Municipal, André Matias, afirmou a importância da “recuperação total do património edificado degradado no nosso concelho e a construção de novas casas para corresponder à procura de habitação em regime de renda apoiada e renda acessível”.