15800 novas camas para alojamento estudantil

15800 novas camas para alojamento estudantil

Teve lugar, na Academia de Ciências de Lisboa, a assinatura de contratos que possibilitará o desenvolvimento de 119 projetos de residências para estudantes financiados pelo PRR, no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para Ensino Superior.

Nesta cerimónia, que contou também com a presença da  Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva e do Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que o  País está perante «o maior investimento de sempre em residências para estudantes do ensino superior».

 

Um investimento do PRR, com uma dotação de 375 milhões de euros, que garante 119 projetos de residências de estudantes: 9356 novas camas em 23 edifícios construídos de raiz  e 6444 camas como a reabilitação de edifícios, num total de 15 800 camas.

 

O Primeiro-Ministro António Costa, na sessão de encerramento da cerimónia, referiu que este era um momento “particularmente importante” na sociedade portuguesa já que permite assegurar um objetivo fundamental: “termos alojamento estudantil a preço acessível para eliminar uma das maiores barreiras de acesso ao Ensino Superior”.

Um investimento importante que cria condições no âmbito  da estratégia para a melhoria das qualificações que pretende que, até 2030, “seis em cada 10 jovens com 20 anos frequentem o ensino superior”.

 

O Primeiro-Ministro referiu ainda que “a liberalização do mercado da habitação é irreversível e aumentou significativamente a pressão sobre o custo do alojamento. O crescimento da procura turística no País também tem pressionado muito o preço da habitação, com muitas habitações convertidas em alojamento local”, acrescentando que neste contexto, o Estado “tem mesmo de fazer este investimento em alojamento para estudantes do ensino superior” e por isso no PRR o alojamento para estudantes do ensino superior assumiu-se como uma das prioridades.