Requalificação do Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha

Requalificação do Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha

O PRR assegura o investimento destinado à requalificação do Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha.

A obra, com um custo de 410.000 euros, irá assegurar diferentes intervenções com vista a corrigir fragilidades identificadas e também modernizar as estruturas necessárias.

Corrigir as falhas na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, responsáveis por infiltrações que põem em causa a conservação do acervo é uma das prioridades. Está igualmente prevista a conservação e desinfestação preventiva dos materiais da reserva do museu, bem como a substituição dos painéis de policarbonato da cobertura e substituição dos revestimentos em telha cerâmica por outros em chapa de zinco.

Por último, será ainda instalada rede de wi-fi e algumas de soluções de interatividade, como a criação de uma visita virtual e a digitalização de 1546 peças de acerco, em 2D e 3D, que passarão a estar disponíveis ao público.

O Museu José Malhoa mostra o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante coleção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX, revelando-se a quem o visita como o museu do naturalismo português.

Este Museu tem um significado único na história da cultura nacional, revelando-se pioneiro na museologia portuguesa, quer pelo conceito arquitetónico, quer pela aplicação de princípios de conservação e adequação ao acervo de pintura e de escultura que expõe, ficando detentor de um lugar definitivo na história cultural da especialidade.