Portugal e Espanha garantem pontes de Nisa e Alcoutim até 2025

Portugal e Espanha garantem pontes de Nisa e Alcoutim até 2025

Portugal e Espanha assinaram os acordos para a construção das pontes sobre os rios Sever (entre Nisa e Cedillo), e Guadiana (Alcoutim e Sanlucar de Guadiana) até 2025.

Um investimento PRR que destinou nove milhões de euros para a construção de cada uma das pontes sobre os Rios Sever e Guadiana. O acordo, assinado durante a Cimeira Ibérica Portugal e Espanha, permitirá a construção das referidas infraestruturas, estando já os concursos para a construção lançados pelas autoridades portuguesas.

A ponte sobre o rio Sever irá ligar o município de Nisa, no Alentejo, a Cedillo, na Extremadura espanhola, e “era um sonho da população” de acordo com a Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa. Uma obra que possibilita a redução do percurso entre os dois países e aproxima as localidades.

Já a ponte no Guadiana, que vai unir Alcoutim, no Algarve, com Sanlúcar de Guadiana, na Andaluzia, reduzirá a distância do percurso por estrada entre as populações em 70km. Um caso de duas povoações que estão frente a frente, mas que apenas têm ligação por barco entre elas.

“São dois projetos fundamentais para a valorização dos territórios de fronteira e, portanto, para a coesão social e territorial”, segundo a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, que estavam já inscritos na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriça que Portugal e Espanha acordaram em 2020.

Com este investimento do PRR e a cooperação entre as regiões de ambos os países, Alentejo e Algarve, é cimentado, obtendo-se um claro benefício para os residentes com uma melhor mobilidade, a possibilidade de mais serviços e maior atratividade empresarial.