Lançada primeira pedra do projeto habitacional de Almada, um investimento total superior a 165 milhões de euros no âmbito do PRR

Lançada primeira pedra do projeto habitacional de Almada, um investimento total superior a 165 milhões de euros no âmbito do PRR

No âmbito do PRR foi lançada a “primeira pedra” do projeto habitacional PIA.03 – Rua de Alcaniça, incluído na primeira fase de construção de 208 habitações do Plano Integrado de Almada, num investimento total superior a 31 milhões de euros.

A cerimónia de lançamento contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias e da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês Medeiros.

O Plano Integrado de Almada (PIA) é constituído por um total de 14 operações, que serão desenvolvidas pelo IHRU, I.P. até ao 2º Trimestre de 2026, e que visam a promoção de cerca de 1200 habitações igualmente destinadas a arrendamento acessível, num investimento total superior a 165,9 milhões de euros financiado no âmbito do PRR.

Para o Ministro Pedro Nuno Santos, este é um projeto  “muito ambicioso”, que abrange, numa primeira fase, cerca de 1200 famílias. Pedro Nuno Santos destacou ainda o trabalho conjunto da administração central e da administração local, para a “concretização desta nossa grande ambição no que diz respeito ao parque público de arrendamento acessível” – e que são os 15 mil fogos – através da reabilitação de imóveis devolutos ou utilização de terrenos estatais.

Estes são os primeiros projetos financiados no âmbito do investimento RE-C02-i05 – Parque público de habitação a custos acessíveis, do PRR, que corresponde a um investimento total de 607 milhões de euros, visando dar continuidade à estratégia de alargamento da oferta de habitação pública a rendas acessíveis para 5.210 famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre.

Foto: Portal do Governo