Dia 16 de dezembro 2022, mais um passo na concretização do PRR. A Comissão Europeia aprovou hoje a avaliação preliminar positiva do segundo pedido de pagamento.
Temos 10 pedidos de pagamento e 2 deles estão concretizados. Até ao final de 2026, concretizaremos os 8 pedidos restantes, seguindo com rigor, assertividade e segurança os marcos e as metas do plano que concretiza uma visão estratégica para Portugal.
A nova metodologia de comprovação da execução estabelecida para o PRR, baseada no desempenho, obriga-nos a uma orientação contínua para os resultados e a uma avaliação exaustiva pela Comissão Europeia.
Com este 2º pedido de pagamento foram comprovados 20 marcos e metas, contando para os 58 marcos e metas com avaliação positiva, o que representa uma validação de 21%, ou seja 3.429 milhões euros.
De evidenciar também que, com o desembolo deste pedido, no montante líquido de 1.820M€, Portugal receberá 31% do montante total do PRR.
Para a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” esta avaliação positiva é um sinal inequívoco do foco, da exigência e do rigor que imprime em cada etapa da implementação do PRR.
Etapas partilhadas com as 68 entidades públicas (beneficiários intermediários e diretos), que ajudam a construir este desígnio de dotar Portugal e a sua economia de uma maior robustez através dos investimentos presentes nas 20 componentes das dimensõe Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.
É, por isso, com grande satisfação que recebemos esta avaliação positiva, estando já a trabalhar no 3.º pedido de pagamento.
Fernando Alfaiate
Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal