O modelo STEAM surge nos EUA na década de 90 para fazer face ao desinteresse dos jovens pelas áreas das Ciências exatas. O STEAM integra conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo de preparar os alunos para os desafios futuros, seja enquanto profissionais ou cidadãos.
O Impulso Jovens Steam Ciência Viva – investimento C06-i04.02, com uma dotação de 8M€
tem por objetivo melhorar as competências nas áreas STEAM através do alargamento da rede de clubes “Ciência Viva”, clubes nas escolas do ensino primário ao secundário, focando-se nas áreas STEAM, em conteúdos digitais e materiais, bem como na promoção de parcerias entre as escolas e a sociedade civil, entre as universidades e os centros de investigação e na organização seminários e workshops. A meta são 650 projetos.
À data, 465 clubes foram já apoiados por este investimento, resultado dos dois avisos já lançados e encerrados. Ao terceiro aviso, já encerrado, foram apresentadas 257 candidaturas, das quais 179 já se encontram contratadas e 9 ainda em aprovação.
Este investimento tem ainda o objetivo de desenvolver Escolas Ciência Viva, alargando esta rede para 20 escolas. Neste momento, existem 18 escolas apoiadas, encontrando-se aberto o aviso 05/C06-i04.02/2022 até ao dia 16/01/2023, para cumprimento da meta associada.