Transição digital na Madeira com financiamento PRR

Transição digital na Madeira com financiamento PRR

O Smart Islands Hub, um projeto para acelerar a transição digital das empresas, prevê um investimento de 4,5 milhões de euros na Região Autónoma da Madeira, indicou hoje a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI). O projeto, reconhecido a nível europeu com o Selo de Excelência, conta com 4,483 milhões de euros para investimento, sendo 75% financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência português.

Este polo de inovação digital atuará como acelerador da Transição Digital e será uma interface entre a investigação tecnológica nas áreas da Inteligência Artificial, Big Data, Cibersegurança e Computação de Alto Desempenho e a inovação empresarial na Região para os setores da Energia, Economia Circular, Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade, Logística e o Setor Público.O Smart Islands Hub está enquadrado com os programas Europa Digital e Portugal Digital.

A ARDITI é líder do consórcio responsável pelo projeto, cuja primeira fase deverá ficar concluída em setembro de 2025. Tem como parceiros a Universidade da Madeira, Startup Madeira, Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), FCT NOVA, Uninova, Smart Energy Lab e CECOLAB.