Descarbonização do setor metalúrgico – novo projeto do PRR de 450 mil euros

PRR: Projeto de 450 mil euros cria roteiro para a descarbonização do setor metalúrgico

Um projeto de 452 mil euros dinamizado pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) e pelo centro tecnológico do setor vai criar um roteiro para a descarbonização e capacitação daquela indústria. Aprovado no âmbito da Componente 11 do PRR – Descarbonização da Indústria integrada na Dimensão Transição Climática, o projeto CarbonFree_Guide4Metal tem por objetivo acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos naquela indústria, contribuindo para a transição definitiva para uma economia neutra em carbono.

O projeto promove um conjunto de medidas e ações complementares, que vão desde a identificação de trajetórias custo-eficazes de reduções de emissões e identificação e promoção de soluções tecnológicas como processos tecnológicos de baixo carbono, à introdução de novas matérias-primas e de combustíveis derivados de resíduos e de biomassa.

Vão ser, igualmente, promovidas medidas de economia circular competitiva e resiliente, a substituição e adoção de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis e a adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos, promovendo sempre mais e melhor investigação e inovação em áreas que potenciem a concretização do objetivo da neutralidade carbónica.

A sustentabilidade energética é um pilar que está presente nas estratégias das empresas do Metal Portugal e, por isso, o setor vai contar a partir de agora com um roteiro setorial para a neutralidade carbónica, constituindo um apoio central rumo a uma transição coesa. A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) é a empresa líder do projeto e o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) é a entidade copromotora, tendo-se associado nesta iniciativa para reafirmarem a sua missão e posição junto da indústria do setor.