Novo Aviso: Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve

Novo Aviso: Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve

Encontra-se aberto o aviso relativo à medida Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Sector Urbano do Investimento RE-C09-i01 – Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve.

Destinado a entidades gestoras de abastecimento de água, como Autarquias e suas Associações,  Setor Empresarial Local e Empresas concessionárias municipais, este aviso pretende dar resposta ao problema estrutural da seca. Para tal, tem, necessariamente, de incorporar o reconhecimento pela sociedade da escassez do recurso água e um crescente compromisso de garantia de disponibilidade para o uso urbano e de eficiência hídrica nos setores económicos associados.

Sendo a região do Algarve uma das regiões que mais sentirá os impactos das alterações climáticas, sobretudo devido à assimetria entre os consumos ao longo do ano, com consumos muito superiores e disponibilidades de água muito inferiores na época estival, importa assegurar uma maior eficiência no uso dos recursos hídricos no setor urbano, reduzindo a quantidade de água perdida. Assim, o presente Aviso destina-se a garantir uma melhor qualidade do serviço, a sustentabilidade ambiental do território e maior resiliência dos sistemas, pretendendo-se financiar a implementação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC) visando a adoção de uma estratégia ativa de redução de perdas nos sistemas de abastecimento.