Ilha do Corvo com 60% de energia renovável em 2026

Ilha do Corvo com 60% de energia renovável em 2026

 

No âmbito de investimentos PRR executados pela Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), a ilha do Corvo irá ter 60% de energia verde em 2026.

Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, indicou que o Governo dos Açores investiu na promoção de “um conjunto de investimentos em todas as ilhas, não só no Corvo, com vista à introdução de energias renováveis, particularmente através da energia fotovoltaica, eólica e a compra de baterias que estão orientadas para a estabilização da rede”.

Para a ilha do Corvo prevê-se a ampliação do parque fotovoltaico Pão de Açúcar, através da instalação de 75 KW adicionais.

Um investimento de 11 milhões de euros, que permitirá atingir os 61% de energia verde em 2026 e que se estima vir a atingir 70% em 2030.

Berta Cabral dá nota de que os Açores “são nove sistemas autónomos e elétricos independentes, o que traz limitações na entrada de energias renováveis na rede porque tem que se ter sempre algum ‘back up’ térmico para ter a certeza que não há qualquer tipo de interrupções” no fornecimento de energia.

De referir ainda que, até 2026, a EDA vai investir cerca de 181 milhões de euros em energias renováveis, avançando com um sistema de reserva rápida do tipo BESS (baterias).

De acordo com o Plano Estratégico Plurianual e Orçamento para 2022, estima-se que, a partir de 2026, seja reduzida a emissão de cerca de 304 mil toneladas por ano de gases com efeito de estufa face aos investimentos em energia verde.