Ação de Capacitação PRR – “O Sistema de Controlo Interno”

 

Ação de Capacitação PRR – “O Sistema de Controlo Interno”

Decorreu no dia 27 de abril, uma ação de capacitação dos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), organizada pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), em colaboração com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

O tema desta sessão focou-se no “sistema de gestão e controlo interno do PRR” e foi destinada a beneficiários diretos ou intermediários, e contabilistas certificados. Juntou cerca de 230 pessoas no auditório António Domingues de Azevedo, em Lisboa, e centenas de participantes online.

A abertura contou com a presença do Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), Fernando Alfaiate, com Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e com o Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro. Todos concordam com a extrema relevância destas formações como espaço de debate e esclarecimento para a boa aplicação dos fundos comunitários, transparência em todo o processo e robustez no todo o processo de execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Eduardo Pinheiro destacou que o “O plano é ambicioso e o tempo que temos para a sua execução é curto, mas estou otimista na boa execução das reformas e no alcance das verbas investidas nos cidadãos, nas empresas no Estado”

A sessão decorreu com a apresentação da formação pelo Vice-presidente da EMRP, Mário Tavares da Silva, que falou, também sobre as irregularidades na execução dos investimentos. Conceição Carvalho (EMRP) abordou o papel dos contabilistas certificados no acompanhamento da regular execução dos investimentos. Nuno Remis (EMRP) analisou o sistema de gestão e controlo interno. Norberto Correia (EMRP) abordou a mitigação de riscos no PRR. Ricardo Reis, da Inspeção Geral de Finanças, levou a audiência pela questão do conflito de interesses. Sara Augusto Matos, da comissão de acompanhamento e fiscalização das medidas especiais de contratação publica, abordou com o detalhe possível este procedimento. Para finalizar, Cristina Matela (EMRP), sumarizou as principais conclusões da sessão formativa que decorreu ao longo da tarde.

Pode ver ou rever a sessão nesta ligação: https://www.youtube.com/watch?v=xzTw7d6k6uk

Pode consultar as apresentações aqui

Nuno Remis

Mário Tavares da Silva

Norberto Correia

Conceição Carvalho

Ricardo Reis

Cristina Matela

 

Galeria