Novo Hospital de Sintra em funcionamento em 2024

Novo Hospital de Sintra em funcionamento em 2024

Numa visita às obras de construção do novo Hospital de Sintra, o Ministro da saúde garantiu que esta obra financiada também pelo PRR estará em funcionamento no primeiro semestre de 2024.

Segundo Manuel Pizarro, que garantiu o recrutamento de 600 profissionais, o novo hospital está “em vias de estar pronto. Conto que esteja pronto do ponto de vista da infraestrutura física e do equipamento no primeiro trimestre de 2024 e que esteja em plena operação no primeiro semestre de 2024”, estando previsto que entre em funcionamento “progressivamente, não sendo tudo de um dia para o outro”.

O primeiro serviço a abrir portas será o “Serviço de Urgência, depois previsivelmente as consultas externas e, finalmente, os blocos operatórios e o internamento da unidade de convalescença, com cerca de 60 lugares [camas]”.

A razão deste início por etapas, prende-se com a necessidade de recrutamento de 600 profissionais que irão sendo contratados progressivamente, sendo que parte serão relocados das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

O novo hospital assume um investimento do município de mais de 45 milhões de euros, mas tem um custo total de 70 milhões, sendo o remanescente financiado pelo PRR.

As novas instalações irão servir cerca de 400 mil utentes e incluem serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

O hospital contará ainda com uma unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro e serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências.