PRR permite criar acessibilidades para mobilidade reduzida em Arcos de Valdevez

PRR permite criar acessibilidades para mobilidade reduzida em Arcos de Valdevez

 

Foi publicado, dia 6 der junho, em Diário da República o Concurso público lançado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez para melhorar as acessibilidades em dois quilómetros de espaço público.

Este concurso surge no âmbito do projeto “Acessibilidade 360º”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 1 milhão de euros, e compreende uma área de intervenção de dois quilómetros na União das Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada.

Segundo o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, “o objetivo é criar melhores acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida, como às famílias que passeiam pelo centro da vila com carrinhos de bebés, entre outras situações”.

João Manuel Esteves esclarece ainda que a empreitada, com prazo de execução de 240 dias, “abrange toda a marginal da sede do concelho, desde a ponte do Toural até à ponte Nova, e que preconiza a alteração de passeios, passadeiras, sinalização, entre outros”.

De acordo com o projeto, esta obra “abrange a zona mais importante do centro urbano da vila onde estão localizados diversos edifícios de habitação, serviços e comércios e vários equipamentos públicos desportivos, transporte e proteção civil, assim como bolsas de estacionamento público, parques infantis e diversos espaços verdes de lazer e de utilização pública”.

A autarquia esclarece que, “a artéria referenciada passa a ser em toda a extensão nomeadamente a margem direito do rio Vez, acessível a pessoas com mobilidade condicionada, configurando uma só estrutura viária onde o peão predomina com adequadas condições de segurança e de utilização do espaço público”, acrescenta ainda que este projeto é de “especial importância, dado o uso que os cidadãos dão ao espaço, como zona de circulação e lazer”.

*Imagem: Câmara Municipal Arcos de Valdevez