Abertos dois avisos da Componente C01 no âmbito de Cuidados de Saúde Primários com mais respostas

Abertos dois avisos da Componente C01 no âmbito de Cuidados de Saúde Primários com mais respostas

A Componente 1 do PRR pretende reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, à inovação terapêutica e tecnológica, à tendência de custos crescentes em saúde e às expetativas de uma sociedade mais informada e exigente. Atualmente, o sistema de saúde português enfrenta importantes desafios associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e expectativas da população.

No âmbito do Investimento RE-CO1-i01 “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas” da referida Componente, foram lançados dois novos avisos.

O aviso Nº 13/C01-i01/2023 Construir novas unidades/polos de saúde, com necessidades de energia primária pelo menos inferiores em 20% ao padrão NZEB, para substituir edifícios desadequados visa apoiar financeiramente a construção total de 100 novas unidades de saúde, encontrando-se prevista a concretização de 31 projetos de construção de novas unidades de saúde.

O aviso Nº 14/C01-i01/2023 Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais visa apoiar financeiramente a requalificação de 326 unidades de saúde até junho de 2026, encontrando-se prevista a concretização de 176 projetos de requalificação de unidades de saúde.

As intervenções abrangidas pelo presente investimento destinam-se à melhoria das acessibilidades, condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, à beneficiação e adequação às prestações de cuidados e aos planos de contingência, à manutenção e conservação de edifícios, bem como à valorização ambiental e promoção da eficiência energética.

A submissão de candidaturas, para ambos os avisos, está aberta até às 19h de dia 21 de agosto e poderá ser feita aqui.