PRR financia requalificação do mosteiro de Santa Clara-a-Velha
O mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, será requalificado no âmbito de um investimento do PRR no valor de 1,8 milhões de euros.
Segundo a Diretora Regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, esta intervenção terá início em 2024, estando a ser projetada por uma equipa multidisciplinar. Prevê-se a requalificação do centro interpretativo, bem como uma intervenção na igreja com a instalação de um sistema de proteção contra pássaros, nova sinalética e a construção de equipamentos de apoio.
“Na ruína, será uma intervenção de conservação, criar condições para que os pássaros não entrem e para refazermos toda a sinalética de enquadramento e pensamento informativo”, dado que esta questão tem vindo a criar ao longo dos anos problemas de conservação do monumento. Adiantou ainda que o centro interpretativo, que inclui um núcleo museológico, terá uma “intervenção de fundo de conservação”, pois o edifício com 15 anos “precisa de uma reabilitação importante”.
De referir que, paralelamente, será criada uma museografia para a exposição permanente, uma nova reserva para o espólio arqueológico de Santa Clara-a-Velha.
Estas obras, que deverão começar entre meados e o final de 2024, sucedem à intervenção, agora concluída, no valor de 641 mil euros, destinada a reforçar a proteção daquele monumento nacional face às cheias do rio Mondego.
As ruínas da igreja e claustro adjacente do mosteiro do século XIV reabrem ao público na segunda-feira, mais de sete anos depois de terem sido afetadas, em 2016, por duas grandes inundações.
Foto: Mosteiro de Santa Clara www.culturacentro.gov.pt