41 gabinetes de medicina dentária no Norte no âmbito do PRR
No âmbito do PRR, vão ser criados 41 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde da região Norte. Um investimento superior a dois milhões de euros distribuídos por três anos.
A execução caberá à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), devendo ser lançados dois procedimentos com verba a ser distribuída entre este ano e 2025.
Já em março, tinha sido anunciado o relançar do Programa Saúde Oral no SNS – 2.0, tendo sido ainda indicado que ficaria a cargo de grupo de peritos a análise ao acesso aos cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ficou também definido que seriam apresentadas propostas até maio, tendo em vista a calendarização de um plano para 2023-2025.
A decisão de criar o grupo operacional foi tomada pela Direção Executiva do SNS (DE-SNS), que adianta que, além da oferta de mais cuidados de saúde dentária, pretende-se “cativar e fixar médicos dentistas no SNS, através da criação de condições laborais que dignifiquem a profissão”.
Este é um grande investimento na requalificação do SNS com o objetivo de o tornar mais moderno e mais próximo do cidadão.
O último barómetro da Saúde Oral, divulgado em novembro, revelou que metade dos portugueses nunca vai ao médico dentista, ou vai menos de uma vez por ano, apontando como razão não precisar destes cuidados, mas com quase 30% a dizerem que não vão ao dentista por falta de dinheiro. Já em julho do ano passado, o Governo anunciou a criação de 130 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde e a requalificação ou adaptação de 193 instalações nos cuidados primários. Estes investimentos estão integrados no PRR, que prevê 475 milhões de euros para aumentar as respostas nos cuidados de saúde primários.