Banco de Fomento duplica dotação do Programa de Venture Capital para 400 milhões de euros
O Banco Português de Fomento (BPF) aumentou a dotação do Programa de Venture Capital, um dos programas de investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), de 200 milhões de euros para 400 milhões de euros.
O aumento da dotação surge depois da elevada qualidade das candidaturas ao programa, um dos dinamizados pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) e no seguimento da aprovação pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal. “O Programa de Venture Capital, gerido pelo BPF e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), recebeu 44 candidaturas, com intenções de investimento superiores a 877 milhões de euros.
O BPF terminou o período de avaliação das várias pronúncias apresentadas pelos candidatos ao Programa de Venture Capital, tendo iniciado a fase de due diligence, na qual foram solicitadas informações adicionais aos candidatos. Recebida a informação e concluída a sua análise, o BPF divulgará e emitirá a classificação e ordenação final das operações elegíveis.
O Programa de Venture Capital, de acordo com o BPF, propõe-se a “apoiar o investimento em empresas através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros – Sociedades de Capital de Risco ou Sociedades Gestoras de Capital de Risco, reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CMVM) ou outra entidade de supervisão europeia equivalente – que cumpram com as condições de elegibilidade previstas”.