Programa Consolidar encerra fase de “First Closing”
Terminou o período da primeira subscrição de fundos (First closing) de capital de risco para investimento na capitalização de PME e Mid Caps, no âmbito do Programa Consolidar, financiado pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR).
O Programa Consolidar lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência prevê que as Sociedades de Capital de Risco (SCR) selecionadas assegurem a subscrição de fundos com uma dotação mínima de 40 milhões de euros cada um.
O Consolidar, com a dotação de 500 milhões de euros, tem atualmente 11 SCR com candidaturas contratadas.
De acordo com os reportes efetuados à Recuperar Portugal, foram realizadas transferências de capital do Fundo de Capitalização e Resiliência para 8 destas sociedades de Capital de Risco (CoRe Capital, Crest Capital Partners, Fortitude Capital, Growth Partners Capital, HCapital Partners, Touro Capital Partners, 3XP Global, Inter-Risco) totalizando mais de 41 milhões de euros.
Quatro destes Fundos de Capital de Risco (geridos pelas Sociedades de Capital de Risco Crest Capital Partners, Touro Capital Partners, Fortitude Capital e Growth Partners ) investiram em 8 empresas, cujos pagamentos associados ao PRR totalizaram cerca de 25 milhões de euros
Este Programa prevê mecanismos de reforço do capital subscrito no fundo, mediante o cumprimento de metas de execução. Neste caso, o investimento do FdCR no fundo de capital de risco pode aumentar até uma vez e meia o montante inicialmente investido pelo FdCR (até um máximo de 60 M€). As metas de execução são: i) o Investimento em empresas de pelo menos 30% do montante subscrito no fundo de capital de risco, aferido em 30/06/2023; ii) o Investimento em empresas de pelo menos 60% do montante subscrito no fundo de capital de risco, aferido em 31/12/2024).