PRR – Recuperar Portugal

Concurso para a construção da Barragem do Pisão

Concurso para a construção da Barragem do Pisão

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo anunciou o lançamento do concurso para a construção da Barragem do Pisão, no Crato, no distrito de Portalegre.

A Barragem do Pisão, formalmente conhecida como o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, vai envolver um investimento total de 171 milhões de euros, dos quais 120 milhões estão inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é a responsável pela execução do projeto e, segundo o cronograma submetido à Comissão Europeia, as obras estarão terminadas em julho de 2026.

O investimento, no âmbito do PRR, componente C9 – Eficiência Hídrica (aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato), apresenta grande relevância para o Alto Alentejo, produzindo mais de metade das necessidades de consumo de energia e permite recolher a abundância de água para cerca de 50 mil habitantes, destacou o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo.

A empreitada agora lançada, e que vai estar pronta dentro de dois anos, inclui a parede da barragem e a central mini-hídrica, acessos à barragem e à central, a torre de tomada de água, a galeria de derivação provisória, duas estações elevatórias (uma para abastecimento urbano e outra para rega do bloco do Crato), um descarregador de cheias e o desvio provisório do rio para permitir a construção da própria barragem.

Scroll to Top