Fundos do PRR permitem mapear mais território no Norte
Os municípios da região Norte podem já candidatar-se, até 16 de outubro, a novo financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para operacionalização, a nível local, do Balcão Único do Prédio (BUPi).
Foram disponibilizados, na componente C08 – Florestas do PRR, mais cinco milhões de euros, verba que tem como objetivo assegurar a continuidade, ao nível local, dos balcões físicos do projeto BUPi nos municípios da região Norte que não dispõem de cadastro predial. Brevemente será lançado o aviso de cinco milhões de euros para os municípios e as comunidades intermunicipais da região Centro.
O BUPi é uma plataforma para mapear o território português, criada na sequência dos incêndios de 2017. Desde esse ano, foram identificadas mais de 1,7 milhões de propriedades, por mais de 265 mil cidadãos (130.000 só durante este ano), com a ajuda de 950 técnicos municipais habilitados. Apenas deste modo será possível ter uma visão coerente, atualizada e holística do território e da informação sobre o mesmo que permita potenciar o seu valor para os respetivos proprietários.
O BUPi tem uma cobertura de cerca de 38 mil quilómetros quadrados, numa área que abrange cerca de 8,4 milhões de matrizes rústicas e onde residem mais de 4,3 milhões de habitantes.
Mais informações aqui