Região de Saúde do Norte adquire equipamentos de espirometria para diagnóstico de doenças respiratórias

Região de Saúde do Norte adquire equipamentos de espirometria para diagnóstico de doenças respiratórias

Com recurso às verbas do PRR, a Região de Saúde do Norte adquiriu 70 equipamentos de espirometria para diagnóstico de doenças pulmonares e respiratórias. Investimento de mais de 400 mil euros.

A ARSNorte, utilizando verbas do Plano Recuperação e Resiliência (PRR),  adquiriu 70 novos equipamentos de espirometria, permitindo, desta forma, que, até à presente data, 3.274 milhões utentes da região possam usufruir, gratuitamente, deste meio de diagnóstico, em serviço de proximidade, junto das suas Equipas de Saúde Familiar das unidades onde estão inscritos. Este número é o correspondente a 86% dos utentes inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região – 21 ACES e três Unidades Locais de Saúde (ULS) — sendo que a todos os agrupamentos estão a realizar este exame de diagnóstico nos Cuidados de Saúde Primários.

A espirometria é considerada um dos exames mais úteis para o diagnóstico de doenças do foro pulmonar ou respiratório, onde se inclui a Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e prevenção de doenças provocadas pelo Tabagismo.

A área da Saúde é central no PRR, com uma verba total prevista de cerca de 1300 milhões de euros para o fortalecimento de áreas como os cuidados de saúde primários, mas também a transição digital, os cuidados continuados integrados e os cuidados paliativos, e a saúde mental.