Lançamento do concurso para Navegação Ecológica

 

Lançamento do concurso para Navegação Ecológica

Encontra-se publicado o Aviso de Abertura de Concurso n.º 01/C10-i07/2024. Este investimento corresponde ao lançamento de um programa de apoio que garanta as condições para a aceleração da transição energética do transporte marítimo de mercadorias e passageiros, no médio e longo prazo.

Com a adoção de medidas de eficiência energética e de digitalização a bordo, bem como utilização de combustíveis alternativos,de baixo e zero carbono pretende-se acelerar a transição energética do transporte marítimo de mercadorias e passageiros.

Outro dos objetivos é acelerar a descarbonização da frota de navios, promovendo o apoio a intervenções de adaptação a dez navios de transporte de mercadorias e de passageiros com mais de 400 toneladas de arqueação bruta.

São elegíveis as operações que envolvam a adaptação de navios com registo no Continente (PT10), da Região Autónoma dos Açores (PT20) ou da Região Autónoma da Madeira (PT30) e ativos, nos últimos 5 anos, nas zonas marítimas sob soberania ou jurisdição nacional.

Os Beneficiários deverão ser proprietário ou armador de navios, dispondo de estabelecimento em Portugal

Mais informações  Aqui