PRR financia obras de remodelação do Teatro Nacional de S. Carlos

PRR financia obras de remodelação do Teatro Nacional de S. Carlos

 

Foi apresentado o projeto de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de S. Carlos, (TNSC), um investimento do PRR no montante de mais de 27 milhões de euros. As obras de requalificação incluem a recuperação geral da cobertura e envolvente, bem como a requalificação e modernização de equipamentos técnicos de cena, de climatização e iluminação.

Encerrar o São Carlos no Chiado ao público não é encerrar a atividade do São Carlos, aquele que é o único teatro de ópera do país. A maior parte da atividade artística será feita em digressão pelo país todo, existindo protocolos assinados com várias câmaras.

A Componente C04 – Cultura do PRR pretende valorizar as artes, o património e a cultura enquanto elementos de afirmação da identidade, da coesão social e territorial e do aumento da competitividade económica das regiões e do país através do desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e social de elevado valor económico. Parte da referida componente, este investimento contribui para minorar o potencial do risco, quer dos edifícios (com elevado valor arquitetónico, histórico e artístico), quer da preservação das diversas coleções de património móvel a transmitir às gerações futuras.

A necessária requalificação dos imóveis classificados, para além da melhoria geral do seu desempenho energético e ambiental com adoção de princípios de circularidade e de eficiência de recursos, deve ter em conta a compatibilidade das intervenções a levar a efeito com o respeito pelas condicionantes patrimoniais específicas dos imóveis classificados em presença.

A medida de investimento “C04-i02-m02 – Requalificação dos Teatros Nacionais”, que se insere no Investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural”, assegura intervenções de requalificação e modernização de três equipamentos culturais de âmbito nacional: Teatro Nacional de São Carlos; Teatro Nacional D. Maria II; Teatro Camões.

Foto @TNSC