PRR permite reforma do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios

PRR permite reforma do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios

 

O PRR tem previsto vários investimentos no âmbito da Componente C08, com o objetivo de melhorar o sistema de prevenção e combate a incêndios.

Na medida Mais Floresta encontramos investimentos destinados ao reforço dos equipamentos imóveis como a aquisição de mobiliário técnico e equipamento tecnológico. No Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro encontram-se novos equipamentos informáticos e mobiliário técnico adaptado às funções de Emergência.

 

Este posto de monitorização recebeu a visita dos Auditores do Tribunal de Contas Europeu com a presença de elementos da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Uma visita que abrangeu, igualmente, as instalações do Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa.

O centro de comando é operado por técnicos especializados que fazem o despacho de meios de socorro para os 11 concelhos do Tâmega e Sousa. A Casa de Chavães, imóvel que acolhe esta estrutura possui, agora, as condições necessárias para o efeito e um grande potencial de expansão. Um propósito deste investimento PRR, que pretende dotar este espaço de diversas valências da área operacional da Proteção Civil, transformando-o em mais uma sala de operações.

A medida Mais Floresta, com um investimento de 50 M€ tem como objetivos melhorar o sistema de prevenção e combate a incêndios, mediante a transição do modelo de combate para o modelo de prevenção dos incêndios, e reforçar as ações das organizações de produtores florestais (OPF) e dos centros de competências no setor florestal, integrando especialistas e reforçando as qualificações técnicas de todos os intervenientes nestas entidades.