Apresentado ponto de situação das Agendas Mobilizadoras e Verdes

Apresentado ponto de situação das Agendas Mobilizadoras e Verdes

 

Teve lugar ontem, dia 12 de março, o segundo Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras, no qual foram apresentados pontos de situação das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial.

Estes projetos, apoiados pelo PRR, que pretendem mudar o tecido empresarial português criando uma economia mais robusta e competitiva, assumem-se como parcerias entre empresas, universidades, centros tecnológicos e entidades públicas. Tendo assim o potencial de trazer o conhecimento do sistema cientifico para o universo empresarial e, como tal, oferecer produtos e serviços diferenciados.

Os Ministros da Economia, da Presidência, da Ciência e da Coesão Territorial acompanharam o Primeiro-Ministro ao Europarque, em Santa Maria da Feira, Aveiro, onde tiveram a oportunidade de visitar a exposição com stands das Agendas e assistir à sessão de apresentação de produtos, serviços e ponto de situação de cada uma.

António Costa, durante este evento, referiu que “É fundamental que o conhecimento se transforme em produtos e serviço e que esses produtos e serviços possam chegar ao mercado, porque é assim que valorizamos devidamente o conhecimento e, por outro lado, criamos uma economia de maior valor acrescentado, com mais conhecimento, e onde se propõe criar 18 mil novos postos de trabalho”.

O Primeiro-Ministro destacou também que, “Como se vê, as empresas estão a trabalhar, os consórcios estão a produzir, já há equipamentos no mercado, os jogos olímpicos deste ano em Paris já vão ser servidos por uma viatura produzida no âmbito de uma destas agendas mobilizadoras. E, portanto, há várias coisas que estão a acontecer”.

No âmbito do PRR, segundo o António Costa, este é “um dos programas mais inovadores, mais dinâmicos e com maior potencial”, sendo que “nasceu de uma velha queixa que existia da necessidade de pôr as universidades e as empresas a falar umas com as outras”.

 

Conheça melhor os projetos, acedendo à sessão aqui