PRR – Apoio Domiciliário a bebés prematuros

PRR – Apoio Domiciliário a bebés prematuros

Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga está a implementar um programa de apoio médico em casa de famílias com bebés prematuros. Um projeto que se enquadra no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, através do Plano de Recuperação e Resiliência.

O investimento, que integra a Componente C3 – Resposta Sociais da Dimensão Resiliência, tem um valor superior a 75 mil euros. “Cuidados Neonatais em Casa” traduz-se num programa de consultas médicas e exames no domicílio de bebés nascidos prematuros (abaixo das 35 semanas) e recém-nascidos em situação de risco social. Assim, esta medida visa humanização dos cuidados de saúde prestados a bebés prematuros, diminuindo o stress e ansiedade provocados pelas deslocações ao hospital, a deteção precoce de infeções e acompanhamento dos pais para promoção dos cuidados de saúde de recém-nascidos com prematuridade, segurança, vacinação, desenvolvimento infantil e vinculação parental.

Além do equipamento médico portátil, as equipas dispõem de uma viatura elétrica para as deslocações e computadores para apoio às consultas domiciliárias.