Novo Campus da Fundação para a Ciência e a Tecnologia financiado pelo PRR

Novo Campus da Fundação para a Ciência e a Tecnologia financiado pelo PRR

Foi assinado o contrato de cedência para as futuras instalações da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que se vão situar no Novo Campus Ciência XXI nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Através da assinatura deste documento pela FCT e pela ESTAMO, será dado o primeiro passo com vista à criação do Campus Ciência XXI, medida de apoio à comunidade científica incluída no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Investimento C05 – i08 – Ciência Mais Digital) com um financiamento de 3,7 milhões de euros.

Na cerimónia presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato foi apresentado o  investimento que tem como principal objetivo promover a transição digital nas áreas das ciências e tecnologias. A criação de um campus de ciência e tecnologia, aberto à sociedade e orientado para o futuro, traduz-se, numa primeira fase, na reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida do Brasil em Lisboa, transferindo os serviços da FCT atualmente instalados na Avenida D. Carlos I para este local, onde já funcionam os serviços digitais da FCT (através da sua Unidade FCCN). Elvira Fortunato destacou a possibilidade de criar espaços modernos e adaptáveis às necessidades da comunidade científica e tecnológica promovendo a transição digital nestas áreas.

Esta e outras medidas para a ciência, foram previstas no âmbito da reprogramação do PRR com um investimento de 93 milhões de euros dividido pelas áreas:

Ciência Mais Digital (45 milhões de euros) e

Ciência Mais Capacitação (48 milhões de euros).

Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal destacou o contributo do PRR para que Portugal se evidencie no grupo dos países com crescente investimento em ciência e tecnologia

Os investimentos PRR na área da Ciência e Tecnologia irão permitir um maior capacitação do tecido empresarial e social, uma maior capacidade de retenção de talentos e a promoção de mais e melhor investigação.