PRR financia Bairro Comercial Digital em Santo Tirso


PRR financia Bairro Comercial Digital em Santo Tirso

Santo Tirso vai ver nascer um Bairro Comercial Digital com um investimento de 1,1 milhões de euros do PRR.

O projeto, que tem a Associação Comercial e Industrial local (ACIST) como entidade copromotora, pretende criar um ambiente digital comum na área mais comercial da cidade.

A criação deste Bairro Comercial Digital vai aumentar a cobertura da rede ‘wi-fi’ pública em Santo Tirso, promover a informação digital, através da disponibilização de conteúdos com a identidade do bairro em ‘mupis’ e ‘outdoors’ digitais. Serão ainda desenvolvidas soluções tecnológicas como um website, uma aplicação móvel e uma plataforma de ‘e-commerce’ destinada à criação de um ‘Marketplace’ dedicado.

Está também prevista a instalação de um sistema de cacifos digitais, que servirão, por exemplo, para a entrega de bens adquiridos, presencialmente ou online, e de “mobiliário urbano inteligente e sustentável, como bancos públicos digitais e papeleiras inteligentes”.
O Bairro Comercial Digital terá também em atenção a gestão de tráfego rodoviário e de estacionamento, incluindo a sensorização. A “plataforma vai, por exemplo, permitir disponibilizar, nas entradas do bairro, mupis digitais com informação sobre o número de lugares livres nos parques de estacionamento existentes no centro da cidade”, explicou Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.