Saúde: 2 novas Unidades Móveis entregues às Equipas do Projeto Autoestima de Braga e Matosinhos


Saúde: 2 novas Unidades Móveis entregues às Equipas do Projeto Autoestima de Braga e Matosinhos

Utilizando para o efeito verbas do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), num total de 203.700€, a ARS Norte entregou, hoje, 2 Unidades Móveis às Equipas do Projeto Autoestima de Braga e Matosinhos, para substituição de antigas que tinham mais de 20 anos. Estas Unidades Móveis encontram-se apetrechadas com frigorifico de vacinas, cadeira para a realização de citologias, computador, entre outro equipamento, facilitando prestação de cuidados de saúde e cuidados preventivos em proximidade. De realçar que com equipamento informático, também entregue, as equipas podem efetuar os registos clínicos, em tempo real, nas aplicações informáticas do ministério da saúde.

O Programa Autoestima tem como principal objetivo promover o acesso à prevenção, à realização do teste de rastreio das infeções de transmissão sexual e a adequada referenciação, ao rastreio do cancro do útero e da mama, à vacinação, ao planeamento familiar, às consultas médicas de ginecologia/MGF e à distribuição de material preventivo, no grupo de Trabalhadoras(es) do Sexo, através de uma intervenção de proximidade integrada e de uma abordagem compreensiva no combate ao estigma e discriminação associados ao trabalho sexual, ao género e à infeção por VIH e às hepatites virais.

A equipa da Autoestima é multidisciplinar, e pretende, por um lado, constituir-se como um dispositivo de proximidade, levando diariamente aos locais de comércio sexual e a populações afastadas dos serviços formais da comunidade um conjunto de respostas avaliadas como necessárias. Por outro lado, pretende constituir-se como um dispositivo que atua sobre os fatores que colocam estas populações em situação de maior vulnerabilidade. A necessidade de modernizar as unidades móveis foi identificada em 2019.

Este investimento reflete um grande compromisso para a promoção da saúde como pilar fundamental do sistema de saúde, melhorando as condições de trabalho dos profissionais de saúde e acolhimento da população-alvo.

.