No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) durante 2023, Portugal foi um dos vários países da União Europeia a integrar o Projecto multi-country liderado pela Comissão Europeia dedicado à Comunicação: “Building capacities for effective communication of the benefits of the Recovery and Resilience plans”.
No seguimento do referido projeto, foi desenvolvido um plano de formações na área da comunicação para os Estados-Membros. Portugal foi convidado a partilhar as melhores práticas de comunicação, durante a sessão de formação que decorreu online hoje, dia 16 de maio, onde estiveram presentes mais de 250 pessoas dos diferentes Estados-Membros.
A Diretora de Comunicação e Imagem da Recuperar Portugal, Benedita de Albuquerque, apresentou a estratégia de comunicação que foi evoluindo em paralelo com a execução do PRR.
Depois de numa fase inicial ter como objetivo explicar aos vários stakeholders o que é o PRR e os seus objetivos, a comunicação da Recuperar Portugal assume agora o objetivo de apresentar a execução deste plano, através da apresentação de projetos concretizados ou em execução, bem como através do impacto do PRR na vida dos cidadãos.
Portugal tem vindo a incrementar a sua presença nas redes sociais, tendo criado as páginas de Instagram e Facebook com uma imagem aberta e moderna. Já o Linkedin, primeira rede que criou, tem tido um crescimento orgânico cimentado, atingindo 24 mil seguidores. Esta página tem vindo a ser apresentada aos restantes Estados-Membros como exemplo dada a sua penetração sem qualquer investimento.